Selecione a página

Mente sã, vida plena

por | Maio 25, 2020 | Corpo e Mente | 0 Comentários

Você não está sozinho!

O isolamento social trouxe a necessidade de ampliar e atentar o olhar aos cuidados com a saúde mental. “Toda a situação de incertezas do tempo em que estamos vivendo pode acarretar impactos em nosso emocional, pois frequentemente nos colocamos em estado de alerta, preocupados, fragilizados e confusos com a imensa quantidade de informações e mudanças em tão pouco tempo”, pontua a psicóloga Anna Julia Koch.  “Reconhecer e acolher seus sentimentos auxilia a elaborar as angústias e medos que tecem esse momento. Porém, quando nos deparamos sozinhos, isso vezes pode ser nada fácil”, completa. “Também é preciso prestar atenção em situações que podem estar causando sofrimento emocional em nós mesmos ou em alguém que está ao nosso lado. Sinais como angústia, preocupação excessiva, irritabilidade, pensamentos negativos mais frequentes ou tensão muscular, por exemplo, podem ser indicativos de que a sua saúde mental precisa de mais cuidados. Além disso, alterações no sono ou apetite também soam como alerta de que é preciso buscar ajuda.”

Pequenas pílulas de vitalidade

A profissional reforça a importância do contato com a sua rede socioafetiva, de amigos e familiares, mantendo o diálogo e as trocas, mesmo que de forma virtual. “Sentir é natural e é um processo importante em nossa vida, então busque se permitir encontrar com seus sentimentos e, se possível, nomeá-los. Invista em exercícios e ações que auxiliam na redução do nível de estresse, como atividades físicas, leitura ou meditação”, sugere Anna.  “Evite o uso excessivo de eletrônicos e procure entrar em contato com a natureza. Cada pessoa é singular e pode buscar conhecer o que faz mais sentido nesses momentos.”

Precisa de ajuda?

Um profissional da psicologia é um grande aliado para enfrentar esse momento. Em Garopaba, o Coletivo de Psicólogas é uma iniciativa de voluntariado, sem fins lucrativos, para apoiar os profissionais de saúde e a população em uma escuta solidária no enfrentamento da pandemia. 

O atendimento é gratuito e online para pessoas em situação de sofrimento emocional em virtude do isolamento social, profissionais que estão nas atividades essenciais e que não podem parar seu trabalho, e os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Todas as profissionais do Coletivo Psi estão credenciadas no CRP/SC e aptas para realizar o atendimento de forma ética e sigilosa. “Esta foi a forma que encontramos para ajudar nossa comunidade neste momento de incertezas. O Coletivo Psi entende que a escuta solidária é uma das maneiras de redimir sofrimentos e estar perto de quem precisa”.

Para solicitar o contato de uma das profissionais do Coletivo Psi Garopaba: (48) 99110.0690 ou via Instagram @jornal_pdr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *