Menos plástico, por favor!

by | Aug 17, 2019 | Meio Ambiente | 0 comments

O plástico é um dos maiores problemas para o meio ambiente no mundo. No Brasil, o consumo do material em 2017 foi de 6,5 milhões de toneladas, um aumento de 3,8% em comparação com o ano de 2016. Muitos tipos de plástico não são recicláveis e quando são, dependem da separação e da destinação correta a uma usina. Hoje, o país recicla apenas 26% do total de plástico consumido. Boa parte do que sobra vai parar nos oceanos, matando centenas de espécies de peixes, corais e outros organismos. Não basta acreditar na reciclagem, é preciso reduzir drasticamente o consumo de plástico, principalmente no que se refere a itens de único uso, como canudos, copos e embalagens descartáveis.

A empresa Beegreen – Sustentabilidade Urbana lançou um guia para inspirar estabelecimentos de alimentação a trocarem suas embalagens descartáveis plásticas por feitas de material biodegradável. O Jornal PDR publica aqui a primeira de uma série de dicas voltadas aos comerciantes e clientes da Praia do Rosa e região.

Copo de papel: Tem crescido como alternativa. Não são compostáveis, mas possuem uma vida útil no meio ambiente muito inferior ao plástico – cerca de 18 meses. São feitos a base de celulose, por isso também podem ser reciclados.

Onde encontrar: www.ecopo.com.br / www.biocopo.com.br

Copo a base de mandioca: Enquanto os recipientes de plástico e isopor resistem por séculos no ambiente, o copo ecológico pode ser descartado como lixo orgânico e se decompõe rapidamente – cerca de 90 dias. Além disso, utiliza 62 vezes menos água em sua produção.

Onde encontrar: www.shop.pangeia.eco / www.cbpak.com.br

Fotos: Bee green
Capa: Revista Planeta

 Parceiro PDR: