Celebração de boas-vindas às Baleias Franca no Centro Histórico de Garopaba

by | Jul 3, 2019 | Meio Ambiente | 0 comments

A Praça 21 de Abril, do centro histórico de Garopaba (SC), estará em festa no domingo, 14 de julho, das 10h às 18h, para realização da 4ª edição do evento em celebração a vinda das Baleias Franca para a cidade. Todos que integram a organização, os artesãos, dançarinos, artistas plásticos locais e músicos entre outros, estão doando seu tempo e talento sendo voluntários. A festa tem sido realizada desde 2016 por entidades socioambientais e comunitárias conta com o apoio da prefeitura de Garopaba. Neste ano os organizadores irão arrecadar alimentos não-perecíveis para a comunidade indígena guarani da Aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí (SC).

O evento têm os objetivos de celebrar a vinda destes cetáceos para o litoral de Garopaba, aproximando a comunidade local e os visitantes dessa espécie ameaçada de extinção e reforçando que o berçário necessita de proteção para as baleias. Os animais marinhos migram para o berçário natural nas praias garopabenses entre junho e novembro para dar a luz aos filhotes, alimentá-los durante este período e depois fazer a viagem de retorno para a Antártida onde vivem.

O litoral catarinense, principalmente a praia de Garopaba, é um dos poucos lugares do Brasil que facilitam a observação das baleias por terra. Esse é o maior diferencial do território para o avistamento destes seres, além de ser o mais inclusivo, porque qualquer turista ou morador garopabense pode observar os animais marinhos sem pagar nada e sem interferir no processo de procriação delas.

Cabe ressaltar também a importância do acompanhamento do guia ou condutor junto às pessoas, porque assim estes profissionais passam informações sobre preservação dos ecossistemas, abordam a legislação ambiental e explicam detalhes sobre a vida das baleias para que o turismo em nossa região se torne cada vez mais qualificado e sustentável.

A celebração tem como realizadores: Associação do Centro Histórico de Garopaba, Berçário Livre, Costa Catarina, Ecosurf, Jornal Correio da Praia, Filhas do Mar, Gráfica Pinta, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, ONG AMA; Pousada As 4 Estações, Programa de Rádio Visão Social, Projeto Cetáceos, Rede TOB Terra, Restaurante Viva Marithime, Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento e Secretaria de Educação e Cultura – Prefeitura de Garopaba. Os apoiadores são ACAPRA, Aldeia Tekoá Marangatu, Artesanato local, Atitude Centro de Dança, Banda AJA Reggae, Banda Rock Brothers Garopaba, Ballet Arco-Iris, Grupo Maracatu Baque Encantado, Johnny Strada, Lets Go Surfingirls, Paróquia São Joaquim e Surf Feminino em Movimento.

Programação:
Dia: 14/07/2019 – Domingo 
Local:Praça 21 de Abril – Centro Histórico de Garopaba 

10:00 – Abertura do Evento ‘Celebração de Boas-Vindas às Baleias Franca’

10:30 – Caminhada com condução ambiental para observação de baleias por terra – condutor da Rede TOB Terra, da Praça 21 de Abril até a ponta do Casqueiro

10:30 – Início das exposições e atividades na praça com as instituições e artesãos convidados

11:30 – Prática de Ioga ‘Conectando com o Mar pelo som da Baleia Franca’ com as Filhas do Mar

12:15 -Apresentação de dança com grupo de Ballet Arco-íris

13:00 – Apresentação do Coral Nhe’enambados Índios Guaranis da Aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí (SC)

13:20 – Dramatização Chico Bicudo, ‘O Matador de Baleia’

13:50 – Leitura da ‘Carta da Baleia Franca’

14:05 – Atitude Centro de Dança – Turma de Ballet Preparatório

14:20 – Abertura do Festival de Música da Baleia Franca

14:30 – Johnny Strada – Violão e voz

15:00 – Banda Rock Brothers Garopaba

15:50 – Grupo Capoeira Brasil

16:10 – Banda Aja Reggae

17:00 – Maracatu Baque Encantado

18:00 – Encerramento

Expositores:

Artesanato Índios Guaranis da Aldeia Tekoá Marangatu. Artesanato local, Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina – produtos típicos das comunidades tradicionais locais, Ecosurf – Mini Museu do Lixo e Agenda 21 do Surfista, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – Mini Museu do Mar e lojinha, Lets go Surfingirls, Mau Trombetta – Exposição de pinturas, Projeto  Cetáceos – Atividade com as crianças, Surf Feminino em Movimento.