Aberta a Farinhada 2019 em Imbituba

by | Jun 29, 2019 | Comunidade | 0 comments

Está aberta oficialmente a Farinhada 2019, em um evento que comemorou os 17 anos da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI). A Farinhada é uma tradição centenária, muito comum nos municípios de colonização açoriana, como Imbituba. Descendentes dos povos açorianos mantêm o cultivo da farinha de mandioca e preparação, de maneira artesanal da farinha e outros quitutes, como o beijú, a bijagica e a tapioca.

No evento, realizado na sede da Acordi, foi apresentada a versão final do relatório antropológico dos Areais da Ribanceira, iniciativa importante para a defesa e manutenção da comunidade e do território dos Areais.

“Foram discutidos os caminhos para resolução de problemas da comunidade, utilizando como ferramenta de defesa o relatório antropológico. Além disso, a ACORDI recebeu da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) o título de guardiã dos butiazais, que são comuns na região dos Areais”, enfatizou Marlene Borges, coordenadora do projeto.

A abertura da Farinhada 2019 contou com a participação da comunidade tradicional de agricultores e pescadores dos Areais da Ribanceira, do Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, do Defensor Público Federal, Célio Alexandre John, e da chefe da Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Regina Helena Santiago

Os pesquisadores também marcaram presença no evento, com representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) da EMBRAPA.