Selecione a página

a importância da gestão financeira

por | jul 30, 2020 | Sem categoria | 0 Comentários

O cenário que o mundo está vivendo mexeu, de alguma maneira, com todos nós , isso não é novidade. Quem tem responsabilidades financeiras – seja na vida pessoal ou profissional, está sentindo mais ainda o peso de decisões e renúncias.

Quem esclarece um pouco desse universo é o Maximiliano Kruel. Ele é graduado em Administração, doutorando em economia pela Universidade de Salamanca, Espanha, professor universitáro e de programas de MBA, consultor SEBRAE e dono de um longo currículo na área de finanças com experiência em gestão de empresas e coordenação de equipes.

Segundo ele, o problema que as empresas enfrentam na gestão de seus recursos financeiros começa lá atrás. “No Brasil não temos uma educação financeira sendo ensinada em casa, muito menos nas escolas e nas universidades. Isto afeta os negócios, pois desta forma, os empresários não possuem uma bagagem financeira adequada para aplicar uma gestão eficiente em suas empresas” – explica ele que já atuou em diversas empresas no setor de serviços, comércio, indústria e agronegócios, no Brasil, Espanha e Inglaterra e tem bagagem de sobra para compartilhar.

“O atual contexto tem demonstrado o despreparo de caixa e a falta de capital de giro dos negócios, pois a maioria das empresas não tem mais do que 30 dias de recursos financeiros para sustentar suas despesas fixas. Cada negócio possui suas particularidades, porém, os empresários não possuem uma bagagem financeira adequada para aplicar uma gestão eficiente em suas empresas. Situação que demonstra porque tantas empresas estão fechando” – complementa.

Sem o preparo e conhecimento necessário nessa área, os empreendimentos iniciam baseados basicamente em um sonho ou paixão, mas sem nenhum plano de negócio sólido, com pouca análise de mercado – fato que prejudica o desenvolvimento e a gestão futura.. “Sem uma gestão financeira no controle gerencial dos negócios, é igual navegar sem leme, não sabe para que lado está indo, nem a qual velocidade” – complementa.

Mas se o tema finanças não está na base curricular de ensino e nem na cultura brasileira, como a questão pode ser resolvida? Através de uma consultoria financeira! O termo é bonito e o trabalho muitas vezes é romantizado – tem-se a impressão que só grandes negócios e pessoas com poder aquisitivo alto têm acesso, o que não é verdade.

Max revela que o trabalho de consultoria é acessível a todos empresários, pois trata-se de um profissional capacitado a fazer os empresários a saírem da caixinha. Pensar em seus negócios de maneira diferente, visualizar erros e acertos, ajustar procedimentos do plantão, realizar planejamento, dentre muitas outras questões que melhoram a eficiência da gestão.

“Na minha experiência como consultor de empresas desde 2011, tenho presenciado muitas mudanças no cotidiano dos plantões das empresas, na vida dos empresários e na criação de valor dos recursos financeiros aplicados nestes negócios” – conta com a propriedade de quem, em 9 anos de trabalho, realizou mais de 5 mil horas de consultoria em empresas de diversas áreas- desde churrasquinho até grandes produtores de grãos – todas com suas dificuldades mas, principalmente, com muita oportunidade de melhoria.

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *