Selecione a página

Melhores árvores para plantar no jardim

por | jul 7, 2020 | Meio Ambiente | 0 Comentários

Com os fortes ventos ocasionados pelo ciclone extratropical no sul do país, árvores foram arrancadas ou tiveram quebra de galhos em diversos locais. Belas e funcionais, as árvores são indispensáveis em nosso entorno, mas é importante saber quais espécies são mais aconselhadas para se ter no jardim de casa. “A quebra de galhos e até da própria árvore pode acontecer naturalmente a uma árvore senil, que vai perdendo a força de seu interior. Um patógeno também pode comprometer a resistência dos troncos. Já árvores sadias não quebram tão facilmente”, explica o biólogo Fabrício Martins. “Há casos em que elas são arrancadas com raiz e tudo do solo, pela força do vento. Por isso é muito importante saber que tipo de raiz a árvore tem: profunda ou tabular – mais superficial.

Árvores nativas indicadas para a arborização urbana

Cuidado na escolha

“Espécies de árvores que trazem risco para seu jardim são aquelas de grande porte como Eucaliptos sp. que é uma espécie exótica de origem australiana da família botânica Myrtaceae. No Brasil e no estado Santa Catarina ela se adaptou muito bem, sendo usada em reflorestamento, para postes de luz e extração madeira. Porém, com seu porte arbóreo elevado não é recomendado para jardins e quintais. Outra espécie é o Pinus sp. (Pinheiro) da família Pinaceae, também uma espécie exótica, essa de origem da América do Norte, que chega atingir mais de 10 metros de altura”, explica o biólogo Roberto Luciano Lisboa Silva.

“Todas as espécies de plantas lenhosas pedem cuidado ao colocar perto de casas. Lenhosa é a designação das plantas capazes de produzir madeira como tecido suporte dos seus próprios caules. Os tecidos lenhosos ocorrem em plantas vasculares, dotadas de um caule perene localizado na superfície do solo. Exemplos de plantas lenhosas: Trema micrantah (grandiúva), fícus cestrifolia (figueira da folha miúda), Alchornia triplinervea (tanheiro).

O Biólogo Fabrício Martins traz sugestões para espécies para se ter por perto. “As árvores de raízes pivotantes – profundas – não estragam calçadas, e são árvores mais firmes. As arbustivas, que têm menor risco de danificar casas e redes elétricas devido ao baixo porte e as de madeira mais resistente ao vento.

#ficadica: É importante sempre ter um auxilio técnico na hora de plantar uma árvore, principalmente em áreas urbanas.

Para seguir:

Confira as espécies mais indicadas

  • Candelabro (Erythrina speciosa – família Fabaceae);
  • Caroba (Jacaranda micranta – Família Bignoniaceae);
  • Ipê-Roxo (Handroanthus heptaphyllus – família Bignoniaceae);
  • Jaboticabeira (Plinia trunciflora – família Myrtaceae);
  •  Pata-de-Vaca (Bauhinia forficata – família Fabaceae);
  • Pitangueira (Eugenia uniflora – família Myrtaceae);
  • Quaresmeira (Tibouchina sellowiana – família Melastomataceae)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *