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ONG de Garopaba oferece minicurso infantil on-line sobre os oceanos

por | jun 4, 2020 | Meio Ambiente | 0 Comentários

Um conteúdo virtual totalmente voltado para crianças para estimulá-las a entender a importância do universo marinho e transformá-las em ‘guardiãs dos oceanos’. Este foi o mote da primeira edição do Minicurso ‘Oceanos para crianças’ desenvolvido pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC, de Garopaba (SC) para ser realizado pela internet em virtude da pandemia do coronavírus. Assim, as crianças que frequentavam a sede do IMMC e outras de várias partes do Brasil e do exterior, puderam continuar parte das atividades de educação ambiental oferecidas pela instituição socioambiental garopabense pelo seu celular ou computador em suas casas.

Para a Presidente do IMMC, a oceanógrafa Caroline Schio, criar um minicurso on-line para crianças sobre os Oceanos foi uma experiência nova e desafiadora, mas que nos trouxe muita alegria e satisfação ao perceber o envolvimento das crianças e das famílias nas aulas. O tema escolhido foi propositadamente os oceanos em virtude da década que será comemorada em 2021 e pelos oceanos estarem sofrendo o aumento do descarte plástico entre outras formas de poluição, uma ameaça a vida marinha e humana. 

“Para nós educadores, que prezamos muito a experiência vivencial de aprendizagem, primeiramente foi um desafio nos adaptar ao contexto virtual. Porém, ao trazer práticas de experimentos para as videoaulas, percebemos que estas não só ficaram muito divertidas e interessantes, mas também foram despertando a curiosidade ainda maior nas crianças e famílias para conhecer mais sobre os oceanos. O conteúdo deste primeiro minicurso abordou: formação dos oceanos, ondas e marés, zonas oceânicas, praias arenosas, mangues e marismas, costões rochosos e recifes de corais e oceanos glaciais.

Em todos os encontros virtuais foram realizados experimentos práticos e disponibilizados materiais complementares e vídeos. A pedido da garotada que gostaria de continuar tendo mais atividades, desenvolvemos o módulo II que abordará fatos interessantes e curiosos sobre os oceanos, suas espécies, lendas, mitos e fenômenos raros. Este novo módulo iniciará na sexta-feira, 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, data muito importante dentro do nosso trabalho de educação ambiental”, explica a gestora.

Relatos dos familiares dos participantes reforçam o desejo da equipe de continuar este trabalho de forma a aproximar ainda mais as crianças da necessidade de preservar os oceanos, fonte de vida e recursos para muitos que moram no litoral. Mirce Sampaio, avó da Laura disse: ”Parabéns! Excelente curso on-line para crianças. A Laurinha, com seus 5 anos, curtiu cada aula e experiência apresentada. Momentos incríveis! Só temos a agradecer a equipe do Instituto Monitoramento Costeiro Mirim. Parabéns! Que venham mais cursos!!!! Já a Bianca Parizotto, mãe da Sofia, de 10 anos, comentou: “Sofi quer continuar! Gratidão pela dedicação e carinho de vocês!” E a Cândida Lindenberg, mãe de Henrique falou: MUITO aprendizado! Por mais sextas-feiras assim!”

Sobre o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC)

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) possui um programa que é uma Tecnologia Social pioneira no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC). Há oito anos fomenta a aprendizagem participativa por meio da pesquisa e busca transformar estudantes 4º e 5º ano das Escolas Municipais de Garopaba (SC) em ‘guardiões dos oceanos’. Desde 2012, já foram beneficiados 2.240 alunos de 12 Escolas Municipais de Garopaba, além de envolver mais de 30 professores da Rede de Ensino com o Programa de Educação Ambiental de Monitoramento Mirim Costeiro. Fizeram 192 saídas a campo, 277 aulas teórico-participativas, além da instalação de 22 placas informativas com indicadores locais nas principais vias de acesso das praias monitoradas. Mais de 35 mil pessoas foram impactadas neste período na sede da instituição, nos eventos nas praias monitoradas, eventos em escolas, universidades e virtuais. Em 2019, desenvolveu um projeto piloto em Itamambuca, litoral de Ubatuba (SP), onde atenderam 120 crianças de quatro comunidades da região Norte de Ubatuba (SP). O projeto foi uma iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ubatuba (CMDCA) e realizado pelo CERE – Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.

Conquistou o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’ entre 2.409 projetos inscritos de 36 países da América Latina. Recebeu em 2017 o Prêmio IGK – Instituto Guga Kuerten na categoria Ação Educativa Ambiental. Também é um Comitê Voluntário instituído na Conferência dos Oceanos 2017, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um exemplo de solução para a educação de crianças para resolução da problemática de poluição dos oceanos. O IMMC foi finalista do Prêmio Santa Catarina pela Educação 2018, semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2018. Em 2019, recebeu o Prêmio Nana Mininni Medina de melhor em Educação Ambiental Não-Formal.

Saiba
Site: www.monitoramentomirimcosteiro.com.br 
Blog http://monitoramentomirimcosteiro.blogspot.com/e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Jornalista  Cris Guimarães
(48) 99190-4096 (whatsapp)

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