Selecione a página

TEMPORADA DA TAINHA 2020: PESCADORES E SURFISTAS UNIDOS NA PRAIA DO ROSA

por | Maio 15, 2020 | Comunidade | 0 Comentários

Aconteceu no dia 5 de maio o encontro entre representantes da pesca artesanal local e do surf, com o intuito de firmar um acordo sobre como se darão as duas atividades no período em que acontece a Pesca da Tainha, que vai até 31 de julho. A reunião aconteceu na sede da Associação de Pescadores da Comunidade de Ibiraquera (ASPECI) e contou com a presença da Colônia de pescadores Z13, Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Imbituba, do Vereador Anderson Teixeira, surfistas e pescadores.

Cada uma das partes explicou os motivos de suas reivindicações e todos entenderam que as atividades não são rivais e dependem da outra para suas práticas. Para a Praia do Rosa, foi criada uma comissão com três pescadores e três surfistas que estarão em contato mais próximo para apoio mútuo durante a safra da tainha.

O QUE FICOU ACORDADO

Surf Liberado

Entre a Pedra do Machado e o canto Norte da Praia do Rosa, durante toda a pesca da Tainha.

Condição do Mar

A partir da Pedra do Machado ao Canto do Sul a prática do surf será liberada quando o mar não tiver condições para a prática da pesca, entendimento esse, de responsabilidade dos pescadores que utilizarão o sistema de bandeiras para sinalizar.

REGRAS VIGENTES NAS DEMAIS PRAIAS

Surf Proíbido

As praias Vermelha, Luz e Barra da Ibiraquera ficarão fechadas para a prática do surf durante a Pesca Artesanal da Tainha 2020.

Sistema de Bandeiras

Praias da Vila, Canto da Vila, Porto, Ribanceira, Itapirubá e Canto Sul do Rosa.

  • bandeira azul: liberado para o surf 
  • bandeira branca: atividade de pesca em andamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *