Selecione a página

sacolas biodegradáveis: solução ou problema?

sacolas biodegradáveis: solução ou problema?

sacolas biodegradáveis: solução ou problema?

por | abr 16, 2020 | Meio Ambiente | 0 Comentários

Nosso papo hoje é sobre sacolinhas de plástico, essas que são disponibilizadas nos mercados e que você leva para casa com suas compras. Falando em números, estima-se que no Brasil, a utilização de sacolas plásticas chega a 1 bilhão em um mês. É muita coisa, não é mesmo?

A demanda da sociedade por opções mais sustentáveis tornou o uso do plástico biodegradável uma opção em quase todos os estabelecimentos comerciais. Mas você sabe se o uso da sacola biodegradável é realmente eficaz? Vamos explicar agora!

A proposta desse tipo de produto é que sua vida útil seja controlada através da adição de pró-degradantes em seu processo de fabricação. Em tese, sempre que descartados em ambientes abertos em contato com calor, raios UV e oxigênio, o plástico biodegradável começaria a desmanchar em um tempo bem mais curto quando comparado ao plástico convencional. O processo estaria finalizado com a metabolização dos resíduos pelas bactérias até que sejam transformados em CO2 e água.

 

Lindo né? Mas, antes de se sentir tranquilo por levar sua sacola biodegradável para casa, saiba que vários estudos colocam em questionamento o processo relatado acima. Instituições nacionais e internacionais verificaram falhas no plástico oxidegradável e as principais foram:
 – A degradação pode depender de condições específicas de clima e temperatura para que ocorra;
 –  Em muitos casos, os fragmentos não foram consumidos por microorganismos – o que causa um problema muito maior: a formação de microplásticos.

Microplástico é um dos principais poluentes dos oceanos, são consumidos por peixes e, ao fim da cadeia, pelo próprio ser humano que ao comer o peixe contaminado também ingere POP poluentes orgânicos persistentes que estão ligados à disfunções imunológicas, reprodutivas, neurológicas e hormonais.

Portanto, não dá para fugir da sacola retornável. Pelo planeta. Pelo futuro – da natureza, seu e de quem você ama.

Sobre o autor

Nabile Oriqueis

Administradora, eterna estudante, curiosa. Apaixonada por marketing, gosta de dar palpite e acredita na construção de relações para mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *