Selecione a página

Leucemia Felina: entender para combater

por | abr 14, 2020 | Sem categoria | 0 Comentários

A Leucemia Felina, conhecida como Felv, é uma doença viral que acomete felinos e ataca principalmente a medula óssea dos gatos (a fábrica que produz as células do sangue). Ela é transmitida principalmente através da saliva do gato doente para o sadio, seja nas brincadeiras, nas brigas ou dividindo os mesmos potes de água e comida.

A Felv não tem cura. Pode ficar latente no animal e se manifestar em qualquer época da vida. Quando ativa, ataca a medula óssea dos gatinhos, que fica deficiente e não produz as células sanguíneas: tanto as células vermelhas – que carregam oxigênio para todos os tecidos do corpo, quanto as células brancas: que são o exército de defesa do organismo. Os animais ficam debilitados, sem força. Param de comer e beber água, emagrecem, tornam-se susceptíveis a desenvolver tumores, podendo chegar a morte.

Nossa região está passando por uma epidemia de Felv. A maioria dos felinos que chega até o consultório com alguma enfermidade é portadora da leucemia. Alguns filhotes que vem para iniciar o protocolo de vacinação também já estão infectados. A forma mais eficiente de prevenção da doença é a vacina, feita em duas doses inicialmente, com um reforço anual.

Ação muito importante é fazer o teste em seu gato. No próprio consultório, com duas gotinhas de sangue. O resultado sai na hora. Saber se seu animal está infectado ou não é a primeira medida a ser tomada para mantê-lo saudável e evitar a disseminação da doença. Converse com seu veterinário. Teste seu bichano. Faça a vacinação anual. Todos somos responsáveis pelo controle e possível erradicação da Felv em nossa região.

Tatiana Tavares Silva
Médica veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *