Selecione a página

Costa Butiá: um resgate da cultura

por | mar 31, 2020 | Comunidade | 0 Comentários

O Projeto Costa Butiá surgiu em 2018 a partir do Programa de Educação Ambiental da SCPar Porto de Imbituba, em parceria com a Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda. Tudo começou com a Cacilda Custódia da Silva, a tia Cida, única moradora da cidade de Imbituba com a habilidade de fazer um chapéu do início ao fim. Ela aprendeu a trançar a palha na infância, em 1948, com a ajuda de sua mãe e com isso contribui para a valorização desse tipo de artesanato presente na região há mais de dois séculos, um verdadeiro patrimônio cultural imaterial da região. A partir do contato com a Tia Cida, iniciou-se então um processo de capacitação das artesãs de Imbituba em 2018, por meio de cursos e oficinas para incorporarem em seus produtos a palha do butiá. 

O grupo de artesãs se transformou na equipe do Costa Butiá, que passou a realizar cursos e oficinas ensinando releituras do tradicional trançado da palha na criação de produtos com identidade local como bolsas, carteiras, brincos, chinelos, chapéu com palha de butiá e até presépios Natalinos. O ato de multiplicar o conhecimento é indispensável para que a prática continue ultrapassando gerações e não desapareça desta história. A criação de produtos como matéria prima principal sendo a palha de butiá também contribui como um complemento de renda para a comunidade local através desses artigos sustentáveis carregados de expressão cultural e suscetíveis à comercialização.

“Conseguimos resgatar essa tradição que é tão representativa para a história da nossa região e comunidade. Hoje mantemos vivo esse bem cultural que carrega consigo tantas histórias e valores.

Evidenciamos a valorização das pessoas, suas identidades culturas pelo que elas são com o conhecimento e sabedoria  e não pelo que elas têm.

É um artesanato ancestral que vem de uma sabedoria popular e isso tem um valor inestimável”reforça Giseli Aguiar de Oliveira Fernandes.

SALVEM OS BUTIAZEIROS!

O objetivo do Costa Butiá é resgatar o conhecimento tradicional sobre o modo de fazer artesanato com a palha do butiá que, atualmente, está na Lista de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção no Estado de Santa Catarina, categoria “Em Perigo”. A espécie Butia catarinensis é uma espécie endêmica (tem uma área de distribuição muito restrita), ocorre de Guaruva (SC) até Osório (RS).

Saiba mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *