Selecione a página

Agriculturas do futuro – entenda as diferenças

por | mar 26, 2020 | Meio Ambiente | 0 Comentários

Explicamos de forma simples e resumida quais as diferenças entre as formas alternativas de produção agrícola que vem ganhando cada vez mais espaço entre produtores e consumidores preocupados com a qualidade dos alimentos e com o futuro do planeta. 

Agricultura Orgânica:

Forma de produção de alimentos comprometida com a não utilização de produtos químicos em seu processo, bem como com a sua sanidade. 

Agricultura Biodinâmica:

Desenvolvida a partir das ideias de Rudolf Steiner (1861-1925), a agricultura biodinâmica se assemelha muito com a orgânica, diferenciando apenas no uso de alguns conceitos esotéricos e astrológicos em sua base. 

Sistemas Agroflorestais:

A definição de sistema agroflorestal é bem ampla e pode ser aplicada a diversas situações; Seria uma mistura de  árvores junto com plantações agrícolas.

Sistemas Agrossilvipastoris:

São sistemas agroflorestais integrados à pecuária, ou seja, com a presença de animais. 

Agricultura Sintrópica ou Regenerativa:

Criada pelo suíço Ernst Götsch nas décadas de 70 e 80, a agricultura sintrópica é aquela que imita os processos naturais em sua cadeia produtiva, sempre levando em consideração o uso de muitas espécies de plantas juntas, a composição dessas espécies no tempo e as alturas das copas das plantas do local; têm como principais escopos a regeneração do solo onde é implantada e a otimização da absorção da energia solar por parte das plantas. 

O ideal é que a pessoa que deseja começar alguma dessas práticas procure orientações e ajuda especializada para compreender melhor essas diferenças, adequando a sua realidade à melhor forma de plantio. Ao consumidor, cabe a pesquisa e a busca por produtos certificados dessas fontes, consultando sempre seus rótulos. 

Bruno Lenzi Caldonazzo
Engenheiro Florestal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *