Trupe de Patinação na Praia do Rosa

por | mar 3, 2020 | Movimento | 0 Comentários

Expectativa: Crianças praticando esporte na Praia do Rosa e Ibiraquera

Realidade: Encontrar um local adequado para as crianças patinarem

A patinação artística é um esporte que vem conquistando o seu espaço aos poucos na região de Garopaba e Imbituba, tendo como principal dificuldade espaços adequados para a prática. Atualmente, a região da Praia do Rosa conta com 20 crianças que deixaram de patinar, sem lugar disponível para atendê-las. 

O grupo iniciou em Imbituba no ano de 2013, quando a professora Daniele Canez criou o projeto Patinação na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Basileu José da Silva. Lá eram oferecidas aulas gratuitas no turno inverso ao da escola. Ao todo, o projeto já inseriu a modalidade na vida de mais de 300 crianças.

Em 2017, o professor João Luís Gomes Canez, ex-atleta profissional de Patinação Artística e campeão estadual e brasileiro na categoria, juntamente da professora Daniele, criaram o projeto Trupe de Patinação, em virtude do grande número de crianças interessadas no esporte. No ano de 2018, foi inaugurada a primeira turma de Ibiraquera. As aulas aconteciam no Clube Juventus que, inicialmente, era cedido e depois passou a ser alugado. Porém, após dois anos, as atividade foram suspensas por questões internas.

Agora, a Trupe de Patinação de Ibiraquera e região está sem local para continuar as suas aulas e os alunos sem praticar o esporte.

A maioria dos patinadores mora na região da Praia do Rosa e realiza mutirões em busca de estabelecimentos que possa contribuir para continuar essa linda história.

O professor João tira as principais dúvidas para quem tiver interesse em abrir o seu espaço.  

O uso dos patins pode danificar o piso?

Não. As rodas dos patins são sempre de materiais de baixa dureza, e incapazes de danificar a superfície do piso. 

O que o local precisa ter para que a patinação possa acontecer?
Um piso regular de madeira. Não precisamos que seja um espaço enorme, mas é indispensável que o chão não tenha texturas e buracos.

Qual o tamanho do espaço que precisam?
Para as aulas, precisamos de um espaço de pelo menos 70m2 com piso regular, de madeira ou concreto. Pode ser quadra esportiva, galpão ou salão de festas.

Quantas crianças praticavam o esporte antes de ficarem sem um espaço adequado para o esporte?
O número foi aumentando rápido, pois elas iam se comunicando e despertando o interesse entre as outras. Eu ensinava uma média de 20 crianças semanalmente.

Caso alguém ou alguma empresa tenha interesse em contribuir neste projeto, como podem entrar em contato com você?
Pode ser por ligação no celular, WhatsApp ou e-mail.
Fone: 48 9695-4980 (professor João)
E-mail: jgcanez@hotmail.com