Selecione a página

Menos 1 lixo na sua casa

por | fev 18, 2020 | Meio Ambiente | 0 Comentários

Foto: Menos 1 lixo

Menos 1 Lixo é um projeto da defensora do Mares Limpos pela ONU Fe Cortez que traz dicas práticas e simples de redução de consumo e de geração lixo. O Jornal PDR se inspirou no livro digital chamado Comece agora e vai trazer aqui algumas sugestões para você aplicar na sua casa.

Cada brasileiro gera, mais ou menos, 1 kg de lixo por dia e, segundo o Global Waste Management Outlook, só 58% do lixo brasileiro tem um destino correto. Que não garante muita coisa. O plástico, por exemplo, apenas 3% dele é reciclado! Pensando nisso, a equipe criou o material bem completo para ajudar na missão de gerar cada dia menos 1 lixo.

DICA 1 | Bucha vegetal: As nossas avós usavam a boa e velha bucha vegetal, por que não voltar a um hábito tão maravilhoso? Elas são compostáveis, biodegradáveis e não contaminam a água, já que não tem plástico na composição. Se você achar que elas são muito duras, vale deixar de molho em água quente antes do primeiro uso. As esponjas tradicionais são sintéticas e só são recicladas se você descartar corretamente, procurando um ponto de coleta da Scotch Brite, que recebe qualquer esponja sintética para reciclagem. Mas se você não descartar nesses locais, nada feito para reciclagem. De qualquer forma, faz sentido consumir uma coisa que vai fora de tempos em tempos e que precisa ir para o lixo? Por que não investir em algo alinhado com a natureza?

#Ficadica
Documentário Trashed: para onde vai nosso lixo. Nele, Jeremy Irons percorre diversos lugares do planeta atrás da resposta de uma pergunta que quase nunca nos fazemos: para onde vai o resto de tudo que eu consumi? E quando eu falo tudo, é tudo mesmo: desde um simples guardanapo de papel até os gases emitidos pela indústria. 

 

Para seguir: @fecortez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *