Clareamento dental: o que você precisa saber

por | fev 12, 2020 | Corpo e Mente | 0 Comentários

Ao contrário do que muitos pensam, o clareamento dental não enfraquece nem altera a estrutura dos dentes. Ele apenas limpa os pigmentos impregnados. No clareamento de consultório, uma porcentagem maior do produto é utilizada, sendo ativado por luz, durante uma consulta de 45 minutos. Já no clareamento caseiro, uma moldeira personalizada é utilizada durante algumas horas com o uso de um gel de menor concentração, por duas semanas. Existe um terceiro tipo de clareamento, que é a associação do consultório com o caseiro, relatado como o mais eficaz.

Os produtos utilizados no clareamento dental são cáusticos por natureza. Por isso, é fundamental que esses procedimentos sejam supervisionados por um dentista, que irá avaliar a condição da gengiva e dentes do paciente. A compra de produtos para clareamento por leigos é muito perigosa. O consumidor não sabe da procedência, qualidade nem da composição do produto. Além disso, pode levar à sensibilidade dos dentes de forma irreversível, sendo necessário tratamento de canal ou extração.

A água oxigenada convencional não promove nenhum clareamento e ainda pode irritar os tecidos moles e alterar a flora bacteriana da boca. Produtos abrasivos como o carvão podem até aparentar clarear os dentes, pois removem manchas superficiais. Mas podem remover o esmalte, que é o que dá a cor branca que o paciente tanto quer, expondo dentina (parte interna de cor amarela escura).

O clareamento dentário deve ser evitado em crianças, pessoas com sensibilidade e excesso de restaurações, além de dentes que não sejam naturais. Existe uma controvérsia sobre mulheres grávidas e lactantes. De qualquer maneira, sempre procure a orientação do seu dentista para esclarecer quaisquer dúvidas. E para manter seu sorriso mais branco, evite alimentos e bebidas causadores de manchas, como café, chás escuros, vinho tinto, açaí, molho shoyo e de tomate, beterraba, além do tabagismo.

Fernanda Vieira Ciceri
Cirurgiã-Dentista Especialista em Prótese, Implantes e Estética Dental