Selecione a página

Salvem as águas-vivas!

por | jan 14, 2020 | Meio Ambiente | 0 Comentários

O Jornal PDR recebeu, da leitora Jasmyne Ferreira Brito, ex-estudante de Gestão Ambiental no IFSC, informações importantes e um pedido de socorro para as águas-vivas.

 “Turistas tiraram 32 águas-vivas do mar, na praia do centro de Garopaba, no dia 06 de janeiro. Isso vem acontecendo desde que elas começaram a aparecer na região. Na véspera de Natal também foram retiradas do mar diversas águas-vivas por turistas que estavam incomodados com a presença delas, e as jogaram no lixo comum da beira da praia. A água-viva é um animal marinho como qualquer outro. É composta por cerca de 98% de água, se deslocam conforme a correnteza e a temperatura da água do mar, e é essencial para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio ambiental. São alimento para tartarugas e outros animais marinhos, por isso muitas tartarugas confundem plástico com o seu alimento; seus tentáculos também servem de esconderijo para alguns peixes pequenos dos seus predadores; por isso a água-viva compõe a riqueza e complexidade dos oceanos”.

“Se por algum motivo natural este animal está na água do mar na região de Garopaba, as pessoas devem manter distância do mar até que elas ‘desapareçam’ e não retirá-las da água. A água-viva não ataca humanos, ela só age em defesa quando um corpo estranho a toca”, pontua nossa leitora.

Respeitar a natureza também é preservar o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *