Quais caminhos você já percorreu?

por | dez 21, 2019 | Aventura | 0 Comentários

Uma trilha é um cenário perfeito para momentos de aventura. Para um bom passeio use calçados fechados, proteção contra o sol e leve água. Recolha sempre o seu lixo e qualquer outro que encontrar pelo caminho. Vamos nessa?

Praia Vermelha 

 

Para chegar à Praia Vermelha, é possível pegar a trilha que sai do canto sul da Praia do Ouvidor ou do canto norte da Praia do Rosa.

O caminho é sinalizado com placas e inclui escadas e passarelas de madeira, considerado ideal para todos os grupos de aventureiros.

Por ambas as trilhas, o percurso leva em torno de 40 minutos, com direito a banho nas águas cristalinas das piscinas naturais formadas entre as rochas, em dias de mar calmo.

Caminho do Rei

É nome do percurso que liga a Praia do Luz à Praia do Rosa, caminho centenário formado por túneis por onde os antigos atravessavam. O ideal é fazer o percurso com um condutor ambiental ou guia, que são conhecedores das informações históricas da região. Cada passo é uma bela paisagem. E lá também se encontram registros históricos, como as oficinas líticas do Rosa Sul. Os vestígios de habitantes nativos de mais de 3 mil anos atrás, remontam as práticas de caça e pesca nas pedras da orla, local onde produziam suas ferramentas.

Pedra Branca

A Pedra Branca pode ser avistada de longe, desde a rodovia SC 434, que liga Araçatuba à Garopaba. No Km 08 da via fica a entrada em direção ao morro da Encantada, à esquerda (GRP 472), sinalizada por uma pequena placa à direita na pista, sentido Garopaba Centro. O ideal é deixar o carro assim que termina a área residencial e seguir a pé. São 1.200 metros até o ponto mais alto, o que leva entre 40 e 50 minutos. As subidas são íngremes, com trechos escorregadios, e durante todo o trajeto, o som do rio entre as pedras se faz presente, assim como o canto dos pássaros.

Praia dos Amores

No canto sul da Praia da Ribanceira fica a trilha para a Praia dos Amores, uma pequena baía de águas calmas e límpidas cercada de vegetação nativa e construções antigas da população que vive ali. São menos de dez minutos de caminhada, num percurso de fácil acesso costeando as pedras e com vista para o mar.

Trilha da Caranha

No canto norte da Praia do Ouvidor inicia a trilha da Caranha – nome do peixe gigante que dá formato ao pesqueiro da comunidade. São 1,8 km da caminhada pelo morro até a praia da Barra.

O caminho é bastante aberto, com visual deslumbrante das praias, do oceano e seus costões de rochas. Logo na primeira subida, é possível observar o “Chuveirinho”, local em meio às pedras onde a onda do mar entra por uma fenda nas rochas e jorra água como se fosse um gêiser salgado.

A caminhada leva cerca de cerca de 40 minutos e é compartilhada com famílias de bovinos. Os animais são mansos, mas estão soltos, então, tenha cuidado e desfrute esta bela paisagem!