Programa de Educação Ambiental José Lutzenberger em Garopaba

por | dez 10, 2019 | Meio Ambiente, Sem categoria | 0 Comentários

O evento de encerramento, denominado Mostra Lutz, é o momento das Escolas de Garopaba apresentarem o resultado dos projetos e ações desenvolvidas ao longo do ano. O evento foi realizado durante os dias 28 e 29 de novembro, no IFSC– Campus Garopaba.

A sala multiuso transformou-se em sala de projeção de vídeos e palco de apresentações dos estudantes. O hall, cantina e pátio acolheram estandes dos Centros de Educação Infantil, escolas e das 15 instituições parceiras: Instituto Federal Santa Catarina/Campus Garopaba (IFSC), UNISUL, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina/IMA, Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Educação / Equipe Nutrição, Instituto Australis, Projeto Cetáceos, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Instituto Ekko Brasil, R3 Animal, Coletivo Semente, APAE, Cooperativa de Reciclagem de Palhoça, Ciranda da Arte, Associação de Condutores e Guias de Garopaba e Imbituba – que apresentaram seus projetos na área socioambiental e interagiram com o público através de expositores, distribuição de mudas, experimentos, materiais táteis, óculos realidade virtual, jogos, oficinas de reciclagem, brincadeiras e dinâmicas despertando interesse e integrando aproximadamente 3.200 estudantes das 22 Escolas presentes e do público visitante. 

Além das novidades da edição, como o espaço pedagógico e lúdico de inclusão para pessoas com deficiências e autismo, sob orientação da Escola Especial Renascer/ APAE, as mini palestras estilo TEDTalks e o Caminhão da Ciência (UNISUL) com oficinas sobre energia fotovoltaica, energia eólica, biofilme e biodiesel, esse ano, os projetos ambientais escolares trazem o tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, como fio condutor das práticas escolares.

 

Sobre a Mostra Lutz

É uma parceria entre  Prefeitura Municipal de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village, hoje com apoio da  Evoluos Foundation. A Mostra faz parte do Programa de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger, que integra o calendário escolar de Garopaba, constituindo-se em política permanente de educação ambiental. A estratégia é promover, apoiar e orientar projetos de caráter ambiental, desenvolvidos pelas unidades escolares. Estimula a reflexão sobres as realidades das diversas comunidades pelos jovens, que propõem soluções replicáveis a partir dos recursos existentes.