Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2019

by | Sep 19, 2019 | Meio Ambiente | 0 comments

A ação ambiental acontece em todas as praias de Garopaba há 9 anos e conta com o apoio de uma rede de voluntários e instituições parceiras

Mais uma edição do maior evento mundial de limpeza se aproxima. Anote na sua agenda esta data: 21 de setembro. Este é o dia em que é realizado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), o maior mutirão de limpeza do planeta. A ação acontece desde 2011 em Garopaba e 2014 em Imbituba, e contará com o apoio de voluntários e instituições sociais e ambientais. Em Garopaba, além das praias, teremos a limpeza nas lagoas da Encantada e das Capivaras e no centro da cidade.

Como um dos realizadores do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) em Garopaba, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), juntamente com Instituto Ecosurf de Imbituba (SC), estão focados em mobilizar o maior número de pessoas no sábado dia 21 de setembro, a partir das 9 horas.

ENTIDADES PARCEIRAS

Para esta atividade coletiva, os parceiros do IMMC são: Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente – AMA, Associação Ama Gamboa, Associação Socioambiental do Siriú, Eco Garopaba, Ferrugem Viva, Filhas do Mar, Grupo de Escoteiros Ilha Terceira, Grupo Juventude Renovada, Kaluana Canoa Havaiana, Let’s Go Surfing Girls, Projeto Cetáceos, Reiki Comunitário Garopaba, Rede TobTerra, Condutores Ambientais e Somar Garopaba.

COORDENADORES E PONTOS DE ENCONTRO

– Siriú Norte = Acesso norte à Praia do Siriú. Coordenador: Associação Socioambiental do Siriú.

Siriú Sul = Acesso sul à Praia do Siriú. Coordenador: AMA e Grupo Juventude Renovada.

Garopaba = Calçadão da praia, em frente ao Restaurante 77. Coordenador: Instituto Monitoramento Mirim Costeiro.

Praia da Vigia = Escada de acesso à Praia. Coordenador: Projeto Cetáceos.

Costão Vigia/Praia da Silveira = Encontro na praia da Vigia. Coordenador: Condutores Ambientais e Rede TOBTerra.

Silveira = Canto sul, acesso pelo Estacionamento da Praia. Coordenador: Let´s Go Surfing.

Ferrugem = Bar do Zado, canto norte. Coordenador: ONG Ferrugem Viva.

Barra = Salva-vidas, canto norte. Coordenador: ONG Barra Limpa.

Ouvidor = Acesso à praia, canto sul. Coordenador: IFSC/Gestão Ambiental.

Lagoa das Capivaras = totem “Eu amo Garopaba”, esquina R. Dr. Elmo Kinseski com Nereu Ramos. Coordenador: Somar Garopaba.

Lagoa da Encantada = Acesso à barra da lagoa, canto norte. Coordenador: ONG EcoGaropaba.

Lagoa do Siriú = Limpeza no dia 28/9 às 9h. Local: Ponte do Siriú. Coordenador: Kaluana Canoa Havaiana.

Ação global

O Dia O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ou International Coastal Cleanup como é conhecido internacionalmente, é uma ação global promovida desde 1986 pela ONG norteamericana “The Ocean Conservancy” para mobilização de voluntários em várias partes do mundo para despoluir ambientes costeiros, coletar e registrar o ‘lixo’ que é deixado nestes locais. Todos os dados levantados são utilizados para subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. Esta ação de Limpeza das Praias também é uma atividade associada à campanha MARES LIMPOS da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da campanha do Cleanup Day. A ação já está confirmada para acontecer em 158 países e mais de 700 cidades brasileiras.

Procure um local próximo da sua região e participe!