Abertura Del Vino 2019

by | Aug 6, 2019 | Flashes Sociais | 0 comments

Considerada uma das 30 baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa será, pelo 6º ano consecutivo, o pano de fundo em mais uma edição do Festival Del Vino. Com iniciativa da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) – Núcleo Gastronômico Praia do Rosa, o evento acontece entre os dias 03 e 11 de agosto e conta com a participação de sete restaurantes locais.

Um dos principais destinos turísticos no verão, a Praia do Rosa tem se consolidado também como grande atrativo no inverno, além da temporada de observação das Baleias Francas, que acontece entre os meses julho e novembro – onde escolhem as águas quentes do litoral sul catarinenses para se reproduzir e amamentar – atrai milhares de turistas para apreciar a cultura e a boa gastronomia.

Para a empresária Fernanda Khalil, proprietária do restaurante Refúgio do Pescador e uma das organizadoras do evento, o festival tem se mostrado importante para toda a economia local. “A Praia do Rosa é uma das mais visitadas do Brasil durante o verão, mas é no inverno que a região apresenta uma peculiaridade: a observação de baleias. O Del Vino vem como mais uma opção de programação para o visitante, movimentando direta e indiretamente todo o município e também a região na baixa temporada”, avalia.

“Vinhos de Portugal”

O Del Vino promove uma experiência enogastronômica única, onde cada restaurante desenvolve seu evento, oferecendo menus harmonizados. Com o tema deste ano, os estabelecimentos terão no cardápio rótulos lusitanos para compor os pratos oferecidos durante o festival.

Regina Pedreira, proprietária do Bistrô Pedra da Vigia e uma das organizadoras do evento, explica a escolha do tema deste ano como uma referência à história dos próprios brasileiros. “O vinho de Portugal é mais antigo que a própria nação. O vinho se desenvolveu muito, até se tornar uma característica cultural do país que viria a se tornar o ‘pai’ do Brasil”, revela.

Apesar de ser um dos menores países da Europa, Portugal é um dos mais importantes produtores de uvas e vinhos do mundo. Conhecidos mundialmente por seus vinhos tradicionais e por cultivar mais de 250 tipos de uvas, os portugueses trazem muita personalidade aos rótulos lusitanos, sendo muito apreciados no mundo todo, inclusive aqui no Brasil. Nos anos anteriores tivemos a participação de diversas vinícolas brasileiras. A vitivinicultura no Brasil tem se destacado por sua criatividade e originalidade. Nossos rótulos são recheados de cultura, tipicidade, além de aromas e sabores próprios.

História

Quando as grandes navegações começaram no século XVI, a cultura de cultivo das uvas e produção dos vinhos já estava totalmente estabelecida em Portugal, e por essa razão, o vinho era tão ou mais consumido do que a própria água nas embarcações que deixavam os portos lusitanos.

Sempre que um navio saía em busca de novas terras para explorar, os portugueses estocavam grandes quantidades de vinhos no porão. A bebida ficava em pipas de madeira com cerca de 500 litros, já que naquela época os vinhos ainda não eram engarrafados. Esses vinhos eram muito utilizados para que os membros da igreja pudessem rezar missas e catequizar os povos colonizados.

primeiro vinho a desembarcar no Brasil veio do Alentejo e era chamado de Pera Manca. Já em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, desembarcaram muitos outros rótulos de vinhos portugueses. Daí em diante, o consumo do vinho aumentou consideravelmente entre a população brasileira.

Hoje em dia o maior consumo de vinhos de Portugal é feito na América do Norte, em seguida vem o Brasil. Isso nos mostra que mesmo com o passar do tempo, esses rótulos continuam fazendo muito sucesso em terras brasileiras.

 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.praiadorosa.imb.br.

 

Confira a galeria de imagens da abertura do del vino 2019

Abertura

A abertura do evento aconteceu no dia 02, com apresentação de Vivie Fields, voz e violão e da banda Congah, de Florianópolis.

Restaurantes participantes do Vel Vino 2019
Bistrô Pedra da Vigia
Refúgio do Pescador
Lua Marinha
Chef Cacá Borges
Tigre Asiático
Engenho do Mar
GOEN
Beleza Pura Bistrô