
A Dificuldade de ser Mãe e Pai

Por Rômulo Bonassina Warken
Médico Pediatra (CREMESC 23644 RQE 14395)
Nem sempre educamos nossos filhos como gostaríamos. Conseguir uma boa escola e dar condições para que cresçam de forma saudável não é uma tarefa fácil. Existem também dificuldades para se relacionar bem com eles. Em determinados momentos , queremos que eles sejam iguais a nós. Esperamos que eles sejam aquilo que gostaríamos de ter sido e não fomos.
Nem sempre temos a solução dos problemas. Nossas intenções são boas e tentamos obrigar que os filhos façam sempre o que queremos. Mas a melhor solução surge no próprio relacionamento. Devemos aprender na própria convivência, tentando compreendê-los, vendo como se sentem no dia a dia e o que pensam em relação à vida. Isso é possível quando nos abrimos para ouvi-los e enxergá-los, respeitando cada um do seu jeito.
A vida nos traz muitos aborrecimentos, os problemas nos deixam nervosos e esquecemos que o carinho e o diálogo podem ajudar num bom entendimento.
O medo que temos do futuro, das más companhias, de que não arranjem emprego ou de ficarem doentes; e também de não serem felizes… Nem sempre se pode fazer algo para que isso não aconteça.
Muitas vezes, vivemos num ambiente violento e ficamos impotentes para resolver os problemas. Nós não podemos viver a vida pelos filhos. O importante é preparar para que possam enfrentar o futuro, procurando fazer o que está ao nosso alcance, sempre buscando o bem-estar de todos, pais e filhos.

