Arraiais da Comunidade acontecem neste fim de semana

by | Jul 10, 2019 | Agendão, Comunidade | 0 comments

As comunidades da Praia do Rosa e do Centro Histórico de Garopaba preparam seus arraiais neste final de semana!

O 1º Arraiá do Centro Histórico, marcado para o sábado (13), resgata o espírito das quermesses comunitárias numa festa simples com participação direta dos moradores e de suas entidades no coração de Garopaba. Pelo menos sete entidades devem montar suas barracas na Praça 21 de Abril, com comes e bebes e programação artístico-cultural que deve ocupar o palco do início ao fim, sem falar a série de brincadeiras e atividades típicas desta festividade popular. 

Roleta, argolas, pau-de-fita, pescaria e “cadeia” são algumas das brincadeiras resgatadas das festas antigas e que serão oferecidas as novas gerações, além de matar a saudade dos mais antigos. Na gastronomia, tudo que é típico numa festa julina: quentão, pinhão, quitutes, pastéis, chocolate quente, canjica, churrasquinho e bebidas em geral, sempre revertendo em benefício das entidades.  “A cidade tem saudade das quermesses antigas, modestas mas cheias de vida e alegria”, argumenta Nádia Maria da Silva, presidente da Associação do Centro Histórico (ACH). “A ideia é reproduzir toda a riqueza de programação e participação que as antigas festas traziam” defende Thiago Fernandes, integrante da ACH.

 

A praça terá barracas da Ação Social da Paróquia, dos Bombeiros Voluntários, Amizade Sincera, Abraço Fraterno, Escoteiros Ilha Terceira e Pastoral da Pessoa Idosa, além da ACH. Na programação artística, Casamento Jeca com pessoal do EJA, Boi de Mamão, Terno de Reis e Cantoria do Divino, Talentos da Terra, Saia Literária com Professora Cida, Pau-de-fita da Escola Jandira e a banda de forró Butiazeiro.  

A iniciativa da Associação do Centro Histórico (ACH) contou com o apoio de inúmeras entidades comunitárias, além da Paróquia São Joaquim, da Ação Social São Joaquim da Garopaba, e da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Turismo e de Educação e Cultura.

No “centrinho do Rosa”, em Ibiraquera, a comunidade também prepara sua festa. Das 14h às 21h, tem Boi de Mamão, Pau de Fita, Pescaria, Quadrilha e muitas apresentações de artistas locais bem no meio da Rua Idalino Manoel. 

A banda do Zé Tulipa, MC rinkon, Alan e Felippe são alguns nomes confirmados. “Essa festa foi idealizada para juntar a Ibiraquera. Parece que são dois bairros, porém somos um só: no bairro Ibiraquera existe a Praia do Rosa”, comenta o Daniel Morais, um dos organizadores do evento.

 Em caso de chuva, a festa será reagendada.