Cuide de seus órgãos e tenha uma coluna saudável

by | Jul 8, 2019 | Colunistas, Corpo e Mente | 0 comments

Por Elizabeth Hoffmann
Terapeuta Integral e Acupunturista

A coluna é um encaixe perfeito e flexível de ossos. E o que ocasiona as dores nessa parte do corpo é o desequilíbrio dos órgãos que estão na frente dela;  isto se não houver um problema mecânico já instalado. Tendo em vista que são as enervações que saem da coluna que alimentam os órgãos, a abordagem se fundamenta.

A parte alta da coluna – a cervical – tem correspondência com o sistema cardiorrespiratório e é favorecida por uma respiração calma, ampla e profunda. A parte média – dorsal – com o sistema digestivo, e pode ser melhorada se observarmos um ritmo diário de alimentação e repouso. E a parte mais baixa da coluna, a lombar, tem seu funcionamento favorecido pela ingestão de raízes e fibras no âmbito físico, e no âmbito emocional, o que ajuda é colocar os ‘sapos’, as mágoas, as raivas para fora, para que os órgãos excretores também coloquem para fora os dejetos que o corpo fabrica.

Os exercícios de alongamento também são importantes para que os ossos liberem as enervações que saem da coluna. 

Dica: em uma situação que está difícil de digerir, você pode mascar um ou dois chicletes, porque mastigando bem, a digestão é facilitada. 

Namastê!