Fórum da Agenda 21 apresenta proposta de IPTU verde para Imbituba

by | Jun 21, 2019 | Meio Ambiente | 0 comments

A planária do Fórum da Agenda 21 de Ibiraquera, realizada no dia 8 de junho, teve conquistas significativas no rumo da sustentabilidade na região. Mais de 70 pessoas se reuniram no salão paroquial da Igreja Católica de Ibiraquera para pensar alternativas de preservação da Lagoa de Ibiraquera. No encontro, os representantes da Prefeitura de Imbituba se comprometeram a firmar o convênio com o IFSC Garopaba para manter o monitoramento das águas da lagoa, que estava ameaçado por falta de incentivo financeiro; também foi apresentada a proposta para a implantação dos descontos no IPTU para quem instalar as fossas sépticas ecológicas em suas residências ou comércios. O projeto está em fase de estudo técnico e, em breve, deve ser apresentado na Câmara de Vereadores.

Três importantes Grupos de Trabalho formados pela comunidade saíram do encontro. O primeiro vai pensar a Ibiraquera para o Futuro, planejando ações que visem à sustentabilidade e preservação da natureza na região; o segundo trabalha em soluções para que o lixo seco e orgânico tenha um tratamento mais responsável por moradores e poder público. O último realizará o monitoramento do criador de camarão que utiliza água da lagoa na região, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

 

O Fórum da Agenda 21 é uma iniciativa dirigida pelo Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), a Associação dos Pescadores da Comunidade de Ibiraquera (ASPECI) e pela Fundação Gaia.

As reuniões são abertas para a população. No último encontro, contou com participação importante de entidades como a ACIM, a UDESC e diferentes setores da Prefeitura de Imbituba.