Tudo o que você precisa saber sobre a meningite

by | Jun 19, 2019 | Corpo e Mente | 0 comments

Por Rômulo Warken
Médico Pediatra – CRM 23644

O que é? A meningite é a inflamação das meninges – membranas que revestem o cérebro. É causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos, entre outros. As crianças são as principais vítimas, pois ainda não dispõem de um sistema imunologicamente formado. Entre os tipos de meningites bacterianas, citamos o meningococo podendo ser do subtipo A,B,C,W,Y , o pneumococo e o haemophilus.

Quais os sintomas? Em crianças menores e bebês, se observam recusa alimentar, gemidos ao mamar, irritabilidade, hipotonia –redução no tônus muscular -, vômitos, diarreia e febre alta. Em crianças maiores, pode ocorrer rigidez de nuca (impossibilidade de flexionar o pescoço sobre o tronco), febre alta, vômitos, dor de cabeça intensa, sonolência e até convulsões.

E as vacinas? A meningo C, disponibilizada no SUS, é feita com 3 meses, 5 meses e uma dose de reforço com 1 ano de idade. Após um ano, é feita em dose única. Convém reforçar a imunização com idade de 5 a 6 anos e na adolescência, entre 11 e13 anos, devido a perda sua eficácia após os cinco anos.

A meningo B e a Meningo ACWY, dependendo da faixa etária, são disponibilizadas na rede privada.

A pneumocócica-10, que protege contra todos os subtipos do pneumococo é realizada aos 2 meses, 4 meses e reforçada com 1 ano de idade, e é disponibilizada no SUS.

A vacina Hib, disponível no SUS, conforme o calendário vacinal juntamente com a pentavalente, é realizada aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e 15 meses e previne contra outra bactéria, o haemophilus influenzae.