Conscientização ambiental no Rancho de Pesca de Ibiraquera

by | Jun 18, 2019 | Meio Ambiente | 0 comments

Uma iniciativa de valorização do meio ambiente e da cultura local aconteceu no dia 15 de junho, no Rancho Comunitário de Pesca de Ibiraquera – conhecido como rancho do Ademar. Pescadores, comunidade e algumas entidades representativas da região se reuniram para uma palestra de Conscientização Ambiental com plantio de árvores.

O Centro de Educação Infantil Coração de Mãe, a Escola Justina da Conceição Silva, o Centro Educacional de Ibiraquera, o Clube Juventus e o Clube Coração de Mães e o Movimento Rosamor, entre outras organizações integraram a ação. A palestra foi conduzida pelo Engenheiro Florestal Pedro Henrique Paleari, formado pela Universidade Federal do Pampa, que discorreu sobre a importância da preservação do meio ambiente, utilizando-se do desenvolvimento sustentável. O palestrante defende que a necessidade atual não é apenas cultivar o que já possuímos em nossa região, mas buscarmos fazer a ampliação da nossa biodiversidade.

 O impacto do homem ao meio ambiente e a importância da destinação correta de lixos, evitando a poluição de rios, mares e lagoas também foram tema do encontro, além do link entre Desenvolvimento Sustentável e o crescimento econômico.

 O Pescador Ademar Teixeira apresentou a equipe de pescadores aos participantes, falou sobre a importância da preservação da natureza e do impacto dessas ações para o futuro da pesca artesanal e a cultura local.

 

As crianças foram presenteadas com mudas de árvores frutíferas. O evento encerro com o plantio de mudas nativas.